10/07/2025 – 18:07
Vinicius Loures/Câmara Dos Deputados
Representantes da Indústria Debateram com Deputados A Nova Tarifa Anunciada Pelos EUA
Uma institucional de Diretora de Assuntes do Instituto Aço Brasil, Cristina Yuan, Avaliou Nesta Quinta-Feira (10) Que um DeCisão do Presidente Norte-Americano, Donald Trump, De Imporma Nova Tarifa de 50% Sobre nos Produsos Brassileiros ” Alumínio “. Ela Discutiu o Tema em Reunião da Comissão de Indústria, Comércio e Servicos da Câmara Dos Deputados.
Yuan disse que ainda não Está Esclarecido se A Tarifação é Cumulativa. SE para o Caso, O Setor de Aço e Alumínio, Que Já Paga Tarifa de 50%, Arcaria com Mais 50%. “O que dobra a nossa preocupação literalmente, porque se 50% já era uma tarifa elevadíssima e praticamente impeditiva de exportação, a de 100% inviabilizará a exportação do aço e alumínio”, reforçou a executiva, frisando que o faturamento anual da indústria do Aço é da Ordem de R $ 169 Bilhões.
Balança Comercial
Ela Destacou que, ao Contrio do Alegou Trump, um Balança Comercial Brasil e Estados Unidos é Superavitária para os Norte-Americanos. Em 2024, conforme uma executiva, o Brasil Exportou 2,3 Bilhões de Dólares em Produtos de Aço e Importou Dos Estados Unidos 1,4 Bilhão de Dólares em Carvão e 3,9 Bilhões de Dólares em Máquinas e Opoldos.
Desvio de Comércio
O extremo Efeito da Guerra Tarifália, Segundo Cristina Yuan, é o Desvio de Comércio, Que Pode ResultAr no Escoento do Aço Chinês A Preços Abaixo da Média Mundial para Mercado Brasileiro. “Isso Vai Matar a Indústria siderúrgica nacional, porque não vamos conseguir competir com preços subsidiados”, afirmou.
ATUALIMENTE, uma China responde por mais de 66% das importações de Aço do Pais.
AO RESSALTAR Uma competitividada chinesa na Cadeia Produtiva Do aço, Yuan Frisou que uma Produção Anual de Aço No Brasil equivale A 12 dias de produção de aço na China.
Vinicius Loures/Câmara Dos Deputados
Herlon Brandão Apontou “Falta de Clareza” No Anúnco Dos EUA
Falta de Clareza
O Representante do ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio E Serviço (MDIC), Herlon Alves Brandão, Apontou “Falta de Clareza” No Anúncio Das Novas Tarifas. Ele estima que o aupleto Tarifário vai reduzir em 40% o valor da exportação de aço e alumínio aos estados unidos.
Como Tarifas, explicou, alcançam 350 Mercadorias abrangendo desde aço semimanufaturado até latas de cerveja, utensílios domésicos e peças para avios e automóneis.
ACESSO A MERCADOS
O Representante da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Pedro Henrique Macêdo, Apontou Queda nas exportações para o Mercado Norte-Americano de 25% De Produtos de Alumínio, Se comparado ao PrimeirO, semestre de 2024. Foi o mais impacto com queda de 50% sem volume de exportanha.
“Ainda Não Sabemos se como o Novas Taxas Serão Cumulativas Ou Não, Mas é o Fato que A Indústria Já Vem Sofrendo No Atuual Cenário”, Disse. Ele Reforçu que o Setor Conta com A ATUAÇÃO DO REVOLO PARA GARANTIR COMO MELHORES CONDIÇÕES DE ACESSO DOS Produtos Brasileiros ao Mercado Internacional.
Lei da reciprocidada
A Vice Lei da reciprocatada EconômicaQue permite a governão Brasileiro Adotar Contramedidas em Responsta a Medidas Unilaterais Adotadas por País Ou Bloco Econômico Que Impactem Negativamento Uma Competitividade Internacional Brasileira.
“Acredito que o Governo, Assim Como Esta Casa, Diante da Gravidade do Tarifaço, Tem que Debruçar Sobre Uma Sanda Que Não Venha Um Preconceito como Empresas e Sobretudo Os Trabalhadorores”, Disse.
Relatório – Emanuelle Brasil
EDIÇÃO – ROBERTO SEABRA



